sábado, 7 de julho de 2012

CASAMENTO OFICIAL no Egito!!!!!!

Olá Habibas! Tudo bem?

Eu estou ótima!!!
AGORA MAIS FELIZ DO QUE NUNCA!!! =)
Sou uma senhora CASADA! É isso mesmo!  Agora é oficial. Com contrato de casamento e tudo!

Eu estou muito feliz! Conseguimos oficializar nosso matrimonio depois de muita burocracia no dia 03 de Julho de 2012 (terça-feira)!

Para você que é estrangeira, tenha certeza que o processo é lendo e você precisa ter muita perseverança e paciência!

Quero agradecer o apoio da minha habiba Vanessa que me ajudou muito com o “passo a passo” do casamento... Vou postar no final desse post o PASSO A PASSO para quem está interessada.

Demorei pra escrever porque passei uns dias na casa da família do meu marido..
Ganhei presentes lindos e fui a um noivado lá em Zagazig...
Chorei muito porque é lindo e muito animado, mas fiquei tímida na hora de tirar fotos porque a cidade inteira me olhava (Acho que sou diferente) hahahaha
No dia que fui nessa festa usei pela primeira vez uma ABAIA....



Essa Abaia é da minha cunhada... É linda!

O que vocês acharam da minha versão egípcia??? Hahaa.. EU AMEI!

Em breve postarei uma foto coma  Abaia que ganhei da minha sogra.. é maravilhosa também.

Quem me conhece sabe que adoro brilho e que sou um pouquinho perua. Hahahahhaa

Quero agradecer o apoio de todas vocês que leem meu blog e em especial a Vanessa, Shaiene, Nour, Rosa Pugno, Criss Freitas, Marina Faleiros... ( que me ouviram chorar, que me fizeram acreditar que é possível e que me apoiaram sempre) Graças ao apoio dessas meninas e de todas as outras habibas que lêem meu blog eu hoje estou vivendo essa historia de amor LINDA) Muito obrigada! Estou muito feliz aqui no Egito! E estou mais feliz ainda casada com o homem da minha vida.. meu habibi que esperei por 9 anos... =)



Espero poder ajudar vocês com o PASSO A PASSO.

Beijos, Maryem Fouzy =)

________________________________________________________________________
 
Casamento, passo a passo:

Documentos - Brasileira

1) Certidão de Nascimento atualizada (você pede no cartório que foi registrada), eu paguei 80 reais.

2) Declaração pública de estado civil:

Parece um papel de uma escritura e para fazer isso, você vai a um cartório de notas com 2 testemunhas, pode ser homem ou mulher (com identidade e CPF) com um cópia atualizada da sua certidão de nascimento ( você pede no cartório que foi registrada) , comprovante de endereço,  sua identidade e seu CPF. Se tiver duvida procure um cartório de NOTAS perto de onde você mora e pergunte sobre a DECLARAÇAO DE ESTADO CIVIL.


Com isso eles vão lavrar este documento alegando que você nunca foi casada e não é por isso pode casar. Você e as testemunhas precisam ter firma no cartório ou abrir e peça pra reconhecer firma no documento da assinatura do tabelião, ou de quem assinar o documento. Preste atenção a esse documento, faça perto da data da viagem, pois ele tem validade pra Embaixada e provavelmente pro Ministério - só por 3 meses.

Paguei mais ou menos 300 reais.

3) Batistério (se você não quiser se converter ao Islam)
Eu me converti mas trouxe o meu. Eu bedi um atualizado na igreja católica que fui batizada). O padre faz um novo e depois você tem que ir em um cartório que o padre tem firma para reconhecer assinatura)

4)Legalizar seus documentos no Ministério das Relações Exteriores no Brasil.

Se você mora no Rio de Janeiro, pode fazer como eu fiz e não paga nada. E pega o documento na mesma hora..
Palácio do Itamaraty - Av. Marechal Floriano, 196 - Centro - CEP: 20080-002 - Rio de Janeiro/RJ

Telefone: setor consular (21) 2263-7074  (De segunda-feira a sexta-feira de 10:30 as 12:30)

Levar: RG, CPF, certidão de nascimento atualizada de inteiro teor, batistério (se você não for se tornar muçulmana e declaração de  estado civil).

Se você nasceu em São Paulo pode mandar por sedex para o escritório em SP e eles devolvem em até 20 dias, se for de outros estados precisa mandar por Sedex pra Brasília e o prazo pra devolução é o mesmo. Agora se você tiver um despachante ou alguém pra fazer isso em Brasília...fica pronto em 2 dias ...leva num dia e pega no dia seguinte no máximo.

No caso do Sedex é preciso enviar junto uma carta dizendo os documentos que você esta enviando, em que país eles serão apresentados, com que finalidade e o endereço e nome completo pra devolução do Sedex. Eles só legalizam documentos registrados em cartório, por isso reconheça sempre as assinaturas nos documentos.

http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/legalizacao-de-documentos-emitidos-no-brasil#2_-_Onde_obter

5) Tradução juramentada da DECLARAÇAO DE ESTADO CIVIL para Arabe:

Você vai precisar traduzir esse documento para o Arabe e você tem duas opções:

-Fazer a tradução juramentada aqui no Brasil para o árabe e viajar com tudo pronto. Talvez você gaste entorno de R$200,00

- Se optar por fazer a tradução no Egito ...Faça na MITSCO (www.mitsco.org) (onde eu fiz, paguei 300 libras.. mais ou menos 100 reais.

Fica no Cairo em Nasr City - Endereço: 54 Mustafa Al-Nahas st. - tel: (0020) 2270 2039 ou 2274 0749 - eles traduzem em todas as línguas que se posso imaginar, o preço é bom, a tradução demora em média 1 ou 2 dias e o documento já saí legalizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Egito.


6) Consularizar os documentos na Embaixada em Brasília ou no Consulado do Egito no RJ.
Você paga mais ou menos R$120,00 - POR FOLHA de documento.

Fazer isso no Egito é uma opção e uma opção mais barata!
Essa consularização eles colam uns selinhos e carimbam seu documento, mas ainda que você faça isso no Brasil - vai precisar ir no Ministério das relações exteriores para pegar mais uns carimbos e pagar.

Aembaixada e o consulado só consultarão documentos já legalizados pelo MRE no Brasil e com a tradução juramentada para o árabe.

Embassy of Arab Republic of Egypt in Brasilia

Ambassador Dr Ahmed Hassan Ibrahim Darwish

SEN Nations Avenue Lot 12 - Cep: 70435-900 - Brasília, DF (works from monday to fryday - 9 AM to 3 PM)

Phone:  (55 61) 3323-8800 Fax: (55 61) 3323-1039

e-mail: embegito@opengate.com.br



Egyptian Consulate in Rio de Janeiro

Consul Minister Plenipotentiary Mohamed Kamal El Amanya etr

Rua Muniz Barreto, 741 - Botafogo - CEP: 22251-090 - Rio de Janeiro, RJ

Phone:  (55 21) 2554-6664 / 6318,

Fax: (55 21) 2552-8997

The service of the embassy takes 3 to 4 days.

Eu consularizei no Egito!!


Os endereços do Ministério das Relações Exteriores no Egito são:

- Mohandessin (5 Ahmed Orabi Street);

Abbassia (Ahmed Said Street), or

Sabak Street next to the Maryland Gardens in Heliopolis.

Hours: Saturday to Thursday from 9h to 13h.

 *  Você paga mais ou menos 50 libras.


7) Visto de Residência turística

Você vai até o MOGOMA (velho e imenso prédio na praça Tahrir). (Funciona de 9 am até 2 pm)

No segundo andar, a direita Eles fazem as renovações de visto.

No primeiro dia você preenche um formulário e eles te pedem para voltar em outra data. Quando você voltar eles carimbam seu passaporte. No meu caso eles me deram 3 meses de residência aqui no Egito.

Não paga nada pelo serviço, eles pedem para você comprar um selo que custa 12 libras (3 reais).

8) Exame de saúde

Você e ele tem que fazer no Egito e em um Hospital Público, vão pedir um exame de saúde para casamento. Pagam cerca de 20 Le por tudo e pega em 1 semana.

 Fique atenta aos dias que eles realizam esse tipo de exame o funcionamento é geralmente de 9 AM as 12 PM e o custo é de 10 Libras para os 2 ou seja 5 pra cada.

Eles pedem 1 foto 3X4 de cada um a ID dele e o meu passaporte.



9) Certificado que você é Muçulmana (se você quiser se reverter)

Você vai na Al Azhar.

O documento costuma ficar pronto no mesmo dia. E você precisa levar seu passaporte e 3 fotos 3x4 (de preferencia com hijab)

Pra quem e estrangeiro a conversão deve ser feita em Al Azhar neste endereco:

 Mashyakhit Al Azhar - Salah Salem Road - e do lado o Parque Al Azhar na area da Citadela no Cairo Antigo.

Eu fui de Hijab e com a roupa fechada.
Lá eles pedem 2 testemunhas, mas seu futuro marido pode ser uma testemunha e lá alguém assina como segunda. Você não precisa pagar nada . Voce só vai preencher um formulário e falar algumas palavras em arabe. É simples mas tem um significado muito bonito, porque é como se você estivesse nascendo outra vez. Todos os seus pecados são “apagados”.




10) Selo para casar:

Comprar no posto de correio ( parece um selo de carta), chamado

Ta´meen Igtimaei - custa 50 LE.


Onde se casar: Ministério da Justiça

No quarto andar que você vai casar, é o setor de casamento com estrangeiras.

 E lá eles pedem:

Documentos da Brasileira:

- A tradução juramentada para o árabe  da declaração de estado civil com todos os carimbos( é este documento que eles retem)
- Seu certificado de Al Azhar dizendo que é muçulmana, ou o seu comprovante de batistério devidamente traduzido, pra casar como cristã.
- Seu exame de saúde
- Seu passaporte com o visto e o carimbo da residência turística 
- 5 fotos 3X4

Documentos do Egipcio: 

- Exame de saúde
- Identidade ( lembrando que a identidade deles tem validade, precisam renovar a cada 10 anos, não pode estar vencida ou estar pra vencer)
- 5 fotos 3X4
- 2 testemunhas do sexo masculino, com identidade válida. 

**Tire 2 cópias destes documentos, porque eles irão pedir.

Eu não precisei de tradutor! Você apresenta os documentos e depois eles te chamam em outra sala na presença de uma pessoa que fala inglês e ele vai te pedir pra confirmar o nome dos seus pais, o seu, e se você se aceita se casar com seu noivo.

Depois ele pergunta se quer alguma condição especial EU DISSE QUE NÃO!.

DOTE:  Cabe lembrar que quanto maior for o dote que seu esposo declarar, maior será a taxa que ele vai pagar pro governo sobre isso. Então a maioria escreve 1Le de dote, e se divorciar ...a mulher recebe 100 Libras porque é 100 x o valor do dote. E para essa 1 Libra você paga 70 ou 80 Libras de taxa pro governo.

 A declaração fica pronta no mesmo dia, eles pedem para conferir antes de imprimir e colam o selo, as 5 fotos, (sua e do seu esposo em todas as 5 folhas) as 2 testemunhas assinam as 5 folhas e você e o seu marido carimbam o dedinho em todas elas. Depois eles pedem para que você repita algumas palavras islâmicas em árabe para seu esposo segurando a mão dele e depois ele pra você fazendo o mesmo.



(Peguei minha certidão no mesmo dia, mas as vezes demora)

Segunda etapa:

1)Com a certidão em mãos você tem que ir até um prédio em Ramses, tipo um cartório para registrar sua certidão de casamento.  É tudo na hora! Você precisa pagar, mas é pouco.

2) Vá até o Ministério das Relações Exteriores para carimbar mais a certidão em árabe.

3) Va na Embaixada do Brasil consularizar a sua certidão
E registre o casamento na embaixada se você pretende depois registrar no Brasil.
Para consularizar (pegar um carimbo) Você paga 140 Libras (e isso só pra dizer que a embaixada reconhece o documento em arabe do seu casamento).
Para registrar você precisa traduzir do arabe para o português ( fiz na Mitsco), copia do passaporte e da Identidade dele, e preencher um formulário com seus dados, os dados dele, nome dos pais de ambos e por fim se você quer mudar seu nome e o regime de bens. O serviço todo pode levar 1 semana, depende da boa vontade do consul.


Vocês dois vão assinar um papel juntos falando que concordam com o regime de bens. O registro custa mais 140 LE..

Eles retém sua certidão em árabe e te dão uma nova em português falando do casamento.

Novo endereço da Embaixada:

2005 C , Corniche el Nil - Ramlet Beaulac - Nile City Towers - North Tower - 18 andar

( Lembrando que você entra pela porta dos fundos aque esta do lado dos elevadores ...e não pela porta principal) Fone:  0020 224619838

4 - Registrando no Brasil ...

Para registrar no Brasil, você vai ao cartório (o marido não precisa ir).
E você tem o prazo de 6 meses pra registrar.
Leves esse documento da embaixada, uma cópia atualizada da certidão de nascimento, comprovante de endereço, Identidade, CPF e assine uma folha. Você paga 88 reais e eles retém estes documentos e te entregam uma nova certidão de casamento igual a que todo mundo que casa no Brasil tem.

Espero ter ajudado com estas informações e quem tiver dúvida me escreva.




http://www.facebook.com/groups/habibinoegito/332293753512147/?ref=notif&notif_t=group_comment#!/groups/habibinoegito/
Beijos, Mary

36 comentários:

  1. Amooooo vc habiba! Feliz demais por ver sua felicidade todos os dias ao lado do Mohamed!
    Vc merece muito! Está no meu coração pra sempre!

    Beijossssssss :*

    Shai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaaaaa shaiii vc sabe q amo vc!!! bjssssssssssss e obrigada por TUDO!

      Excluir
  2. Obrigada Mary.
    Foi muito útil.
    Assim tb se tem uma ideia de quanto fica o casamento no Egito. Mas te garanto que vou ter que ler esse artigo varias vezes pra gravar porque émuito detalhe viu.
    Beijos e muitas felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa lindona não precisa agradecer.. quem fez foi a vanessa, so coloquei agumas informações que aconteceram cmg.. le, re-le e faz td direitinho q vai dar td certooooooooo bjs e boa sorte

      Excluir
  3. Parabéns amiga...que Deus proteja sua família...bjsssssss

    ResponderExcluir
  4. minha tchutchuca bom dia, feliz por vc, quero saber quando a gente é divorcida como faz? no meu caso eu e meu habibi, não sei bem como é a separação no egito, eu divorciada no brasil. desde já bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah adoro qd vc me chama de tchutchca hahahahaa
      Ai lindona sobre pessoas divorciadas eu não sei como faz.. se souber de algo te aviso. ta???
      Bjssssssssss

      Excluir
  5. meu amor fico feliz tao por vc. Teu rosto esta iluminado pela beleza, que maravilha que Deus continue te abençoando e enchendo vc de tanta alegria e felicidade para vc e seu marido. Deus os proteja sempre.
    um grande abraçooo.
    beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigada pelo carinho minha inda. Realmente estou MUITOOOO FELIZ!! E espero ser mais em breve.. quando começar a ter meu babysss rs bjsssssss

      Excluir
  6. Parabéns pelo casamento. Muitas felicidades nessa nova família que se forma. Realmente seu rosto mostra tudo que vc esta sentindo neste momento. Bjo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Mi realmente eu to mto feliz!!!
      Obrigada pelos votos!!!!
      UM bj para vc e tudo de bom!

      Excluir
  7. LIndaaa!!Parabéns!!! Muitas felicidades ao casal!!!!Que Deus ilumine cada dia com muito carinho, amor e compreensão na vida de vocês dois!! Beijo grandeeee!!

    uma coisinha que eu quis perguntar antes e esqueci...quanto à maquiagem como vc está lidando com isso? Pode usar à vontade, só algo leve em dias de festas ou não se usa nada?

    Felicidades de novo!! bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi lindona!!!!
      Obrigada pelos votos!!!!!
      Olha.. sobre a maquiagem eu uso norlmalmente.. em casa e quando saio.. Na rua não vejo muitas mulheres maquiadas, mas eu não consigo ficar sem.. hehehhee
      Meu marido, as minhas cunhadas e a mãe dele dizem que não preciso, mas eu acho que preciso, entao uso.. haahaha
      Enfim.. Ja to chamando atenção aki pq sou branquinha... entao uso a maquiagem mesmo hahaha
      So q eu não exagero mtoooooooooooo (so as vezes) hahahah
      bjsssssssss

      Excluir
  8. Oi Maryem, tem jeito de deixar esse post de maneira visivel no blog pra ser achado mais facilmente no futuro? É perfeito! Muito util e com certeza, como a Ledinha, precisa ser lido varias vezes e seguido passo a passo. Voce é o must! To sempre por aqui, linda. Um beijo e muitas bençãos pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Rita Claroooo que posso fazer isso... vou colocar um botão no meunu do blog so para quem quiser saber sobre casamento. ta??? Ai se vcs quiserem, pode imprimir tb.. =)
      Kibom que vc gosta do blog e ta sempre por aki. Isso me deixa mtooo feliz. bjsssssss

      Excluir
  9. ola habiba, amei a tua foto, a abaya entao é muito gira e colorida gostei mesmo, peço sempre a Deus que te dê sempre muita felicidade com o teu habibi e com a familia dele, de coraçao um abraço bem grande, continua dando noticias, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa minha linda kibom q vc gostou da minha foto de abaia. Fico mtooo feliz!!!!! Obrigada por me desejar tanta coisa boa. desejo tudo em dobro para vc! ta? Obrigada mesmoooo!!! Um beijo e tudo de bommmmmmmm

      Excluir
  10. Obrigada pelas informações, Mary! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dinada minha linda. Nao precisa agradecer. E.. quero te conhecer heimmm bjssssssssss

      Excluir
  11. PARABÉNS PELO CASÓRIO!!! AEEEE!!!! rsrsrs Que dure para sempre!!!
    Realmente é muito burocrático o procedimento para casar. Mas pra quem esperou tanto tempo pra ficar junto da pessoa amada deve ter sido mais fácil, ainda mais que fizeram tudo juntinhos!!! =)

    Essa rouba, abaia, é tipo um traje especial? Para festas? Ou as mulheres usam no dia-a-dia?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pricilla!
      Obrigadaaaaaaaaaaaaa!!! realmente eu to mto feliz!!!
      E esse processo realmente é mto burocratico e chato.. mas qd a gente faz com a pessoa que a gente ama e quando a gente sabe que vai ser para nosso proprio bem a gente tem mais força. Graças a Deus tudo deu certo e estamos mto felizes juntinhossss depois de quase 10 anos.. ai aii... hahahhaa
      Bem.. a ABAIA é uma roupa que muitaaaaaaaaaaaas mulheres muçulmanas usam no dia a dia... mas... eu so usarei o ocasioes especiais, pq nao quero perder minha identidade totalmente... quero lembrar um pouquino do que era antes de vir para o Egito.. =)
      Mas.. vou te falar que acho abaia lindooo e acho bem fresquinho hahahhaa =) bjsssssssss e obrigada pelos votos

      Excluir
  12. oi mary, estou na falta contigo :|
    leio sempre o seu blog mas não estou tendo tempo de te mandar comentários... realmente são muitos papéis e burocracia imagina esquecer um documento desses em casa ^^

    muito obrigada pelas informações é realmente dificil encontrar tudo junto em um lugar só... depois vou reler a parte do casamento no brasil (kkk)

    você está muito linda de egipicia viu!!! muitas saudades da senhora e até breve!!!

    ResponderExcluir
  13. Salam, egípcia-brasileira e, sobretudo, carioca! O Rio de Janeiro comemora juntinho contigo!
    Mabrouk! Parabéns!!!!
    Estou feliz por ti,
    Bauce:)

    ResponderExcluir
  14. SSSSIIIIIMMMMMM! Adorei sua versão egipcia.Aliás vc é linda e a felicidade adorna seu rosto e seu espirito.MashAllah!Mil beijos

    ResponderExcluir
  15. ÊEE! Demorou mais saiu! Agora é oficiaal :D, Parabéns Maryy! Que essa vida de casada te traga mais felicidades ainda! Adoreiiiiiiii você com a ABAIA da sua cunhada, ficou uma habiba muito verídiica!
    E são esses seus olhões azuis que chamam tanto a atenção.
    Não precisa nem se envergonhar, porque a única diferença entre vocês e ele, é que você não nasceu no Egito, mas de resto está tudo nos conformes Egípcios. rsrsrsr

    Beijocas Sra. Fouzy.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. queria saber como feito casamento por procuraçao no egito ?quem me puder enformar

    ResponderExcluir
  18. Amei teus posts. Desejo muitas felicidades para você e para sua família!

    Realmente ajuda muita essas informações, eu e meu habibi estamos procurando bastante informações sobre o casamento e enfim, encontrei o de vocês. Muito bem explicado, passo a passo, quanto se gasta mais ou menos... amei tudo!

    Ajudou muito!
    Obrigada e felicidades!
    Allah bless you!

    ResponderExcluir
  19. Olá parabéns pelo seu casamento e sua felicidade. Seu site é muito bom. Vc falou do estado civil, gostaria de algumas informações, no meu caso sou divorciada, existe documento diferentes a ser levado. Não entendi muito desta carta em árabe que devo fazer. Sou do interior de São Paulo, onde devo ir, vc disse sobre um despachante eles fazem este tipo de serviço. desculpe tantas perguntas, mas preciso de algumas informações. Só mais uma pergunta seu marido não veio para o Brasil vc quem foi para o Egito se casar? Eu amo muito uma pessoa e as pessoas dizem que sou louca. Não me acho louca vendo seu site tem muitas pessoas que estão passando pela mesma situação. Eu desejo que todas consigam realizar seus sonhos. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. ola eu sou musulmana preciso levar meu certificado de reversão no islam? e se sim pode traduzir la?

    ResponderExcluir
  21. parabens pelo seu blog fiquei mais feliz pois me falaram tantas coisas ruim sobre os arabes quero ir la pra me casar mas tenho um pouco de medo e muito dificil tirar visto aqui no brasil moro no mato grosso sera que e possivel viajar sem visto e tirar no aeroporto do cairo me ajude quero ser feliz no casamento como voce e estou muito feliz com sua historia e e muito dificil ele arrumar emprego aqui ele trabalha la mas eu nao posso morar la agora os brasileiros aceitam empregar arabes

    ResponderExcluir
  22. Sou mineira brasileira quero casar por procuração com meu Habiibi no consulado brasileiro no Egito o que devo fazer pesso por favor uma orientação meu nome é Elizabeth 31 988887781

    ResponderExcluir
  23. Você está procurando um emprestador de empréstimo legítimo? Você realmente precisa de empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar seus desejos e damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos corporativos e todos os tipos de crédito de 2% para aconselhamento ou mais informações entre em contato conosco por e-mail beverlyloan.institute@gmail.com ou beverlyfinance084 @ gmail .com

    Especialização em empresas.
    1) Eu dou para fora o empréstimo à taxa de interesse de 2%.
    2) Nós também podemos comprar uma casa de sua escolha em qualquer um de sua escolha local.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Mary tudo bem? Eu me chamo Cássia e me casei em Abrilno Egito, estou muito feliz, depois de andar como um Camelo no deserto kkkkk conseguimos finalizar nosso contrato de casamento ..hehehehehe mais tenho uma dúvida, caso eu não registre esse contrato aqui no Brasil ele tem algum valor? Bjos e obrigada pelas informações

    ResponderExcluir
  25. Olá como vc está ai pode me tirar algumas dúvidas, se realmente para casar no Egito é caro, conheço um rapaz que quer vir embora pro Brasil ele falou que não tem condições para casar ai por ser muito caro. É verdade!

    ResponderExcluir

Oie! Obrigada por participar!
É um prazer receber você aqui.
Beijos, Mary