segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CURIOSIDADES DO EGITO

Ola habibas!
Saudade!!!!!!!!!!

Bem.. hj vou postar algumas curiosidades aqui do Egito..Meninas que moram aqui, me ajudem por favor!

Aqui a comida é muito temperada e a maioria tem pimenta.. (outro dia comprei um frango congelado e era LOTADO DE PIMENTA);

Eu não gosto muito das ROUPAS E SAPATOS daqui... só os que tem nas lojas caras;

Aqui não tem feijão igual o do Brasil e o arroz é muito diferente;

Tambem não achei panela de pressão para vender;

Não sei se é em todas as casas, mas as casas que fui, a gente senta no chão para conversar e come sentada no chão, não usa garfo, muito menos faca.. Voce parte com o dente e come com a colher e ou a mão...
Geralmente a comida não é dividida em pratos..
É posto no chão uma grande bandeja com comidas em "potes" e todo mundo come cada um com sua colher no mesmo "pote";

Nos banheiros e nas ruas você não vê lixeira. Então guarde na sua bolsa sempre saquinho de mercado para colocar seu lixo;

As calçadas são muito mais altas que no Brasil.. (acho que tem mais de um palmo), entao todo mundo anda no meio da rua;

Quase não tem sinal de transito entao é normal voce andar entre os carros e eles na maioria das vezes param para voce passar ou buzinam;

A crianças são criadas soltasgritam, fazem escandalo e os pais não costumam brigar (isso é normal aqui);

O MC DONALDS nao vende o sanduiche CHEDAR MC MELT (meu preferido), mas vende o BIC MAC DE FRANGO, e não tem torta de banana mas tem torta de maçã;

Aqui tem predio do governo que TODOS os estrangeiros que querem ficar mais tempo no Egito precisam ir para renovar o visto.. é um predio grande e antigo no meio da praça Tahir(no Cairo).. Algumas pessoas que trabalham la (mulheres) levam comida para ser descascada no serviço, acredite!
(Fico me perguntando o que leva uma pessoa levar 3 ou 4 kg de batata para o trabalho, para descascar e cortar e depois levar para casa para fazer) hahaha

Aqui todo mundo fuma em qualquer lugar, nao existe espaço para não fumante;

As pessoas não tem costume de pedir licença então os homens falam alto e voce entende que é para sair da frente e as mulheres delicadamente colocam a mão nas suas costas e te empurram (devagarinho);

Sempre beba agua mineral, porque dizem que a agua daqui não é muito tratada;

No mês do Ramadan, antes do chamado para o FAJR (primeira oração do dia, quando se inicia o jejum), passa um homem tocando uma espécie de tambor e gritando alguns nomes (que a maioria tem) "MOHAMED, MARYEM, AHMED, ADAM, MAHMOUD, MOSTAFA, SARAH, AISHA, KADJA..." (adorei qd ele gritou o meu) para acordar as pessoas para que elas se alimentem antes da hora do jejum;

O sorvete daqui é maravilhoso!

O pôr do sol aqui é lindo, acho mais bonito que no Brasil, não sei pq;

A lua tambem sempre está MARAVILHOSA;

Aqui é otimo para comprar temperos, hijabs e chá;

Passear no Rio Nilo é muito romantico a maioria dos casais aqui fazem isso...

Como todo mundo sabe o calor aqui é muito intenso, mas nos meses de inverno dizem que é muito frio, chega a fazer 15 graus ou menos;

Ainda não fui em Alexandria, mas dizem que lindo!!

Fui em um parque chamado CITADEL que é simplismente maravilhoso e tem um restaurante otimo;

23 comentários:

  1. Estava com saudade de ler seus posts flor!! Muito legal conhecer essas diferenças culturais!!
    Beijoss!!

    ResponderExcluir
  2. Mary,saudades linda, escreve mais vezes
    beijos e felicidades!
    Adorei o post
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava meio desanimada mas vou voltar a escrever... bjssssssssssssssss e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mary sinto falta de seus posts aqui.
    Muita falta mesmo
    Desejo á você toda a felicidade do mundo.
    Pois você merece
    Muito linda sua história
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kibom q vc sente falta dos posts obrigada pelo carinho linda! vou voltar a escrever mais bjsss

      Excluir
  5. Paz, a ti, he descubierto tu blog hoy,
    lei lo que has escrito en tus ultimas 4 publicaciones,
    estan lindas, deseo que tengas buen animo, que aprendas pronto el arabe... bendiciones menina, besitos.

    ResponderExcluir
  6. olá meninas, sou casada com um egípcio e eu nunca vi nenhum integrante da família comer com as mãos. Não cheguei a morar no Egito, mas fui duas vezes e acho que essas coisas acontecem mais no interior. Na segunda vez, fiquei em Alexandria e, Mariana, realmente é uma cidade linda. Não deixe de visitar. AMO ALEXANDRIA!
    Com relação ao trânsito, aprendi a atravessar as ruas como eles. É emocionante, mas muito perigoso rsrs
    Um beijo para todas e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. postei como anônimo pq não estou conseguindo com o meu e-mail, mas meu nome é Regiane

      Excluir
    2. Minha linda.. as diferenças entre Brasil e Egito que postei são referentes ao Egito todo. Assim como tem diferença entre o Rio de Janeiro e Amazonas, existe diferença entre Zagazig e Cairo.. =)
      Mas.. tudo que escrevi aqui é verdade e eu vi com meus proprios olhos... sao coisas que estou vivendo. bjs

      Excluir
    3. É verdade, Mariana, cada lugar tem sua característica.
      O Egito é um país rico em cultura e vale a pena conhecer todos os lugares.
      Quando for a Alexandria, conte-me o que achou :)
      Beijos e boa sorte com o idioma. Até hj não consegui aprender rsrsr
      Regiane

      Excluir
    4. MARIANA EU FALO COM UM EGPCIO 2 ANOS ELE ESTÁ NA ARABIA SAUDITA TRABALHANDO , MAS A FAMILIA DELE É DE ZAGAZIG COMO FAÇO PARA MANDAR UM CARTA VIA CORREIO PARA ELE ME AJUDA A CONSEGUI COMPRIENDE-LO BJS.

      Excluir
  7. Maryem quantas coisas diferentes! Super interessante! E nem me fala nesse bendito Cheddar McMelt... eles também não tem aqui por essas terras... ai que vontade que dá! lol Beijos linda! Muito legal o seu post, acho que vou fazer um parecido lá no meu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal ne?
      Tava querendo postar isso a tempos mas esquecia.. rs
      E.. sobre o Chedar.. so de falar minha boca enche de agua.. hahhahhahhaa

      Se quiser colocar o que coloquei pode colocar, mas cita meu blog. E depois pega meu selo para vc. bjsssssssssssssssss

      Excluir
  8. Opa! Acabei de conhecer o blog e o achei muito bonito!!! Te desejo muito sucesso e foi muito legal saber algumas das diferenças que você enfrenta por aí!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh kibom que gostou! Obrigada pelo carinho! Volte sempre! bjs

      Excluir
  9. Oi mary, tudo bem? espero que n fique chateada c o que vou falar. sei que muitas coisas fazem parte da cultura, mais o mundo evolui nè verdade? fiquei pasmem c algumas coisas q vc citou, principalmente essa de todo mundo comer no mesmo pote? de na ter lixeiras na rua e etc: desejo q vc consiga se adaptar bem por ai, pois vc mais do que merece ser feliz...bjss

    ResponderExcluir
  10. Mary, está sendo fácil se adaptar? Parece bem difícil, realmente é muito diferente. Mas onde se tem o amor verdadeiro, tudo vale a penas! Sorte pra vc :)

    ResponderExcluir
  11. Ola mary estou falando com um arabe so q nao entendo nda do q ele fala e nem ele entende o q eu falo. Moro no brasi e falo so portugues. Me ajudar

    ResponderExcluir
  12. Por Favor preciso de ajuda. Se você ainda estiver on-line me ajude por favor estou desesperada. Me apaixonei.

    ResponderExcluir

Oie! Obrigada por participar!
É um prazer receber você aqui.
Beijos, Mary