segunda-feira, 22 de julho de 2013

Divorcio e Dote

Olá meninas! Tudo bem?

Primeiramente eu gostaria de saber por que ninguém comenta mais o blog..rs
Vi que tem 210 visualizações no ultimo post mas apenas UMA pessoa comentou.
Assim eu vou desanimar!

Enfim..
Hoje quero escrever sobre algo que deixa MUITAS meninas curiosas..


DIVORCIO




Essa tarde recebi um email perguntando sobre isso, então vou escrever aqui o que eu acho e espero ter a ajuda de vocês para explicar isso direitinho para as meninas que são apaixonadas por homens árabes, onde a lei é a SHARIA*, por se tratar de um país muçulmano.

Pelo que estava conversando com meu marido essa tarde, o DIVORCIO é assim:

Se eu me caso no Egito e moro lá, as leis obviamente serão as de lá..
Para uma mulher se separar de um homem existe 2 possibilidades:

1-      Ele concordando, os dois vão no MINISTERIO DA JUTIÇA (no mesmo lugar que se casam, no Cairo) e levam duas testemunhas e pedem o divorcio;

2-      Se uma das partes não concorda precisa ir para justiça e é demorado.E obviamente você precisará explicar direitinho o por quê do divorcio.
Mas... é preciso lembrar uma coisa...
Lembra que eu disse que quando se casam existe o DOTE (presente de valor alto que o homem dá a esposa e a família da esposa geralmente diz se concorda ou não)? (geralmente é ouro, carro, apartamento)

Bem.. é APENAS ISSO que a esposa leva na separação se eles não comprarem nenhum bem que seja colocado no NOME DELA... Ou seja.. Se você fica casada por dez anos com um homem, não tem filhos e ele não compra NADA e põe no seu nome você não leva NADA! Se não tiver um bom dote.

Mas.. se ele morrer você leva uma pequena porcentagem, algo em torno de 1/8 dos bens dele...( Porque precisa dividir com os pais dele).

CASO VOCÊS TENHAM FILHOS: 

Se ele morrer os bens são divididos entre seus filhos (ficam com a maior parte), você, pai e mão dele).
Se houver o divorcio ele precisa dar uma pensão para seus filhos, mas não precisa te dar NADA!

Outra coisa que é preciso lembrar é:

Quando você casa em outro país e tem a intenção de viver no seu país de origem você precisa fazer a TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO, ou seja.. legalizar seu casamento no seu país.
No meu caso, eu casei no Egito no MINISTERIO DA JUSTIÇA depois fui na MISTICO (lugar onde faz transcrição Juramentada no Egito) e depois levei os dois papeis na EMBAIXADA DO BRASIL no Egito. Lá eles pediram para eu e meu marido preenchermos um formulário e nesse papel colocamos o nosso tipo de casamento (no nosso caso COMUNHAO PARCIAL DE BENS (que é aquela que TUDO que conquistarmos após o casamento é dividido e tudo que tínhamos antes continua sendo de cada um de nós)..
Isso é uma coisa boa! Porque o cara não pode pegar o que você já tinha antes do casamento.


Se você depois quiser se separar casando no Egito e fazendo a transcrição no seu país você também precisa legalizar sua situação no seu país.

Caso alguma de vocês tenha mais alguma informação que eu esqueci por favor me diga!

Caso queiram ler mais sobre o divorcio na lei se SHARIA entre no site:

http://www.religiaodedeus.net/divorsio_mito.htm


(SHARIA  de acordo com o site Wikipédia é: é o nome que se dá ao código de leis do islamismo. Em várias sociedades islâmicas, ao contrário da maioria das sociedades ocidentais dos nossos tempos, não há separação entre a religião e o direito, todas as leis sendo religiosas e baseadas ou nas escrituras sagradas ou nas opiniões de líderes religiosos.
O Corão é a mais importante fonte da jurisprudência islâmica, sendo a segunda a Suna (obra que narra a vida e os caminhos do profeta). Não é possível praticar o Islão sem consultar ambos os textos.)

Um dado importante que eu observei é:

A MAIORIA dos Egípcio que casaram com estrangeiras NÃO dá DOTE DE VALOR ALTO!  Alguém sabe por que? 

Será que as estrangeiras não tem o mesmo valor que as egipcias?
Será que as famílias delas não dizem a eles que não aceitam um valor baixo?
 Será que elas se sentem um objeto ganhando dote?
Será eu elas não pensam nisso?
Será que eles são MUITO POBRES e não tem nada para oferecer?

Me ajudem, quero descobrir!!!
Espero que não tenha muita gente se separando, mas é sempre bom explicar..
Beijos e BOA SORTE
Mary
=)HABIBI NO EGITO (grupo reservado para meninas no FACEBOOK)
http://www.facebook.com/groups/habibinoegito/

Página para vc curtir e receber novidades:
http://www.facebook.com/HabibiNoEgito1



31 comentários:

  1. Achei muito interessante o assunto do divorcio, mas queria que vc me explicasse uma postagem que vi no grupo. Segundo uma habiba, nao me lembro o nome, disse que o divorcio pode ser anulado???? Tambem disse que tem um periodo que isso pode ser feito. Vc pode me explicar melhor essa situaçao?? E quais os motivos podem ser alegados para anulaçao do divorcio? E qual e o prazo para essa anulaçao?

    ResponderExcluir
  2. Mary tudo bem linda?
    A duvida que eu tenho é a seguinte que tipo de explicação temos que dar para divorciar?Em país islamico não basta dizer que não deu certo ou preciso convencer mais?
    Beijos !!

    ResponderExcluir
  3. Sobre o Dote eu tambem tenho dúvida...
    Meu Habibi já me perguntou várias vezes sobre o valor, mas eu não seu o quanto pedir, quanto seria um valor justo, me da uma ajuda sobre isso querida amiga.
    super beijo adoro o Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi flor acho que sobre o dote eu marcaria todas as alternativas!! Eu só não penso que a razão disso é a pobreza. Eles tem um costume diferente do nosso, enquanto colocamos nossa vida nas mãos do destino para escolher a pessoa certa pra gente, os árabes já sabem que um dia irão se casar (seja por amor, seja casamento arranjado) então é comum eles juntarem um pé- de- meia para o dote assim como as indianas também fazem.

    Essa diferença não existe apenas entre os árabes. Já percebi que muita ocidental que se casa com indiano também não ganha nem metade do ouro que uma noiva indiana ganha no casamento. A maioria que vejo usa bijuteria ou semi-jóia, mas ouro de verdade são poucas as que usam. Em compensação as ocidentais não costumam dar o dote..acho que a diferença cultural pesa bastante em ambos os lados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá. Eu tenho uma dúvida, se seu marido te deu um dote? Afinal pra estrangeira eles geralmente não tem esse hábito. Obg e desculpe a curiosidade. Ah meu nome é Cinthia.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não dão dote pq a estrangeira casa muito apaixonada e não faz questão mas eles não deveriam "se aproveitar" disso, deveriam ter a mesma consideração com as estrangeiras principalmente com aquelas que se convertem e aceitam as tradições deles, que fazem tudo do jeito deles rsrs

    ResponderExcluir
  7. Adoro seu blog...sempre dou uma visitada aqui!! Esses egipcios sao realmente encantadores..eu sou apaixonada pela cultura deles e quem sabe um dia nao encontro o meu tambem neh..rsrs. Estou com uma duvida com relacao ao divorcio e nao sei se pode me ajudar, mais especificamente com relacao a guarda dos filhos, estou lendo bastante sobre o assunto pq acabei me envolvendo um um egipcio passando por divorcio e tudo mais...enfim, sei que ha alguns anos a guarda/custodia dos filhos estava direcionada a ex-mulher ateh que completem 15 anos de idade (isso durante o governo Mubarak), mas como teve mudanca de governo, mudanca de constituicao e enfim, toda a instabilidade que o pais esta enfrentando hoje...li tambem que a lei estava para sofrer uma emenda e a guarda das criancas passariam para o pai quando o filho homem completasse 7 anos de idade, conforme a propria Sharia. Voce sabe me dizer se houve essa mudanca ou se os filhos ficam sob os cuidados da mae ateh os 15 anos? Agradeco muito se puder esclarecer essa duvida...Daniela

    ResponderExcluir
  8. Adoro seu blog...sempre dou uma visitada aqui!! Esses egipcios sao realmente encantadores..eu sou apaixonada pela cultura deles e quem sabe um dia nao encontro o meu tambem neh..rsrs. Estou com uma duvida com relacao ao divorcio e nao sei se pode me ajudar, mais especificamente com relacao a guarda dos filhos, estou lendo bastante sobre o assunto pq acabei me envolvendo um um egipcio passando por divorcio e tudo mais...enfim, sei que ha alguns anos a guarda/custodia dos filhos estava direcionada a ex-mulher ateh que completem 15 anos de idade (isso durante o governo Mubarak), mas como teve mudanca de governo, mudanca de constituicao e enfim, toda a instabilidade que o pais esta enfrentando hoje...li tambem que a lei estava para sofrer uma emenda e a guarda das criancas passariam para o pai quando o filho homem completasse 7 anos de idade, conforme a propria Sharia. Voce sabe me dizer se houve essa mudanca ou se os filhos ficam sob os cuidados da mae ateh os 15 anos? Agradeco muito se puder esclarecer essa duvida...Daniela

    ResponderExcluir
  9. Adoro seu blog...sempre dou uma visitada aqui!! Esses egipcios sao realmente encantadores..eu sou apaixonada pela cultura deles e quem sabe um dia nao encontro o meu tambem neh..rsrs. Estou com uma duvida com relacao ao divorcio e nao sei se pode me ajudar, mais especificamente com relacao a guarda dos filhos, estou lendo bastante sobre o assunto pq acabei me envolvendo um um egipcio passando por divorcio e tudo mais...enfim, sei que ha alguns anos a guarda/custodia dos filhos estava direcionada a ex-mulher ateh que completem 15 anos de idade (isso durante o governo Mubarak), mas como teve mudanca de governo, mudanca de constituicao e enfim, toda a instabilidade que o pais esta enfrentando hoje...li tambem que a lei estava para sofrer uma emenda e a guarda das criancas passariam para o pai quando o filho homem completasse 7 anos de idade, conforme a propria Sharia. Voce sabe me dizer se houve essa mudanca ou se os filhos ficam sob os cuidados da mae ateh os 15 anos? Agradeco muito se puder esclarecer essa duvida...Daniela

    ResponderExcluir
  10. Oi , que bom humor para relatar sua experiência, que não deixa de ser difícil, pois a nossa cultura é bem diferente mesmo. Desejo que o seu marido encontre o lugar dele aqui no Brasil, é só ter paciência, perseverança, fé em Deus e você para ajudá-lo. Bjs e estarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  11. Ola minha queria amiga, me chamo Angelica e a tres anos morro de paixonite pelo meu Habibi curdo, ele mora no norte do iraque, e agora poderá vir ao Brasil, e preciso saber como enviar uma carta convite, o que preciso, estamos desesperados para nos tocarmos e sentir o cheiro um do outro, agente de ama de mais, vc tem que ver, me ajuda, vc ja esteve lá e aqui sabe como funciona? plies hellp me..

    meu e mail
    angelandrade27@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amiga ... eu e meu habib tbm tivemos esse problema e burocracia.. mas eu e minha mãe fomos a policia federal.. e eles nos indicaram a ir ao cartório civil mais proximo a nossa residencia e perguntar sobre a tal bendita e constrangedora carta.. E tuxe!! la conseguimos fazer e envia - la .. foi cobrado um valor , mas fizeram, mas tbm tem outra coisa.. ate hj nao serviu para nada essa carta , ele veio mas nao foi necessario. eles complicam apenas para ver oq realmente qrem quem deseja vir. mas isso td é desnecessario .. boa sorte e nao se preocupe!! atee

      Excluir
  12. TESTEMUNHO


    Olá meu nome é Becky wayne de Reino Unido, eu nunca acreditar em feitiços de amor até que eu experimentar Dr. IGHODO ALTA templo, e depois ele lançou um feitiço de amor para mim , meu marido que me Ex e 2 de nossos filhos partiram para três anos me chamaram para se desculpar pela dor que ele me causou e até hoje estamos vivendo uma família feliz , se você precisa de um lugar certo para resolver os seus problemas em contato com DR IGHODO ALTA templo é a escolha certa. ele é um grande homem que foram feitiços com anos de experiência , e sua magia é absolutamente livre prejudicar . ele lançar feitiços para diferentes fins, como :

    (1) Se você quiser que o seu ex-costas.
    (2) se você sempre tem pesadelos.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que as mulheres / homens a correr atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) [ Você quer ser rico.
    (7) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser seu para sempre .
    (8) Se precisar de ajuda financeira.
    (9) cuidados Herbal

    Contacte-lo hoje em: ighodohightemple@gmail.com é o único lugar todos os seus problemas podem ser resolvidos !

    Atenciosamente ,
    Becky wayne .

    ResponderExcluir
  13. Amei seu blog mary! Eu que estou começando a aprender sobre a cultura árabe fiquei fascinada . Com certeza são culturas muitos diferentes, mas os árabes são realmente muito encantadores. Detalhe, estou me relacionando com um argelino, por isso sempre voltarei a te visitar mais para poder aprender mais sobre a cultura árabe... bjs amada! :)

    ResponderExcluir
  14. Ola amadas!!!
    Preciso da ajuda de vocêssss!
    Amo um egipcio,tem 2 mêses que ele apareceu no meu skyp dizendo que me ama e que Alah o guiou até me achar !E agora ñ conseguimos ficar 1dia sem nos ver,por onde começo com essa questão de convite?me ajudem por favor!!!!!!
    &(*~*)& grata.

    ResponderExcluir
  15. Ola amadas!!!
    Preciso da ajuda de vocêssss!
    Amo um egipcio,tem 2 mêses que ele apareceu no meu skyp dizendo que me ama e que Alah o guiou até me achar !E agora ñ conseguimos ficar 1dia sem nos ver,por onde começo com essa questão de convite?me ajudem por favor!!!!!!
    &(*~*)& grata.

    ResponderExcluir
  16. Ola amadas!!!
    Preciso da ajuda de vocêssss!
    Amo um egipcio,tem 2 mêses que ele apareceu no meu skyp dizendo que me ama e que Alah o guiou até me achar !E agora ñ conseguimos ficar 1dia sem nos ver,por onde começo com essa questão de convite?me ajudem por favor!!!!!!
    &(*~*)& grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi assim tbem. cuidado: se ele tem condicao financeira boa para pagar tudo, ok. caso contrario....pense bem. vc gastara com passagens, dinheiro na conta dele para ter o visto e assim vai. Me arrependi ate o ultimo

      Excluir
    2. Oi Ana ... foi isto bem istoooooooo que aconteceu comigo, em breve relato é igual tb ... todos os custos, passagens, valores, viagem etc etc tudo pago ... depois de 1 e maio ano ... a separação ... não sei se me arrependo ... só é triste e decepcionante ... só quero esquecer e limpar da minha vida tudo istoo ... posso manter contato com vc ???? gostaria muito de conversar, e ver se realmente td que aconteceu foi verdade .. pois até agora não to acreditando que fui vítima de um golpe ... parecia um sonho ... tudo lindo e real ... e agora isto ... uma vergonha ... desonrada .. humilhada ... espero que isto tudo passe logo logo ... meuface : https://www.facebook.com/dani.linda.712

      bom dia !!!

      Excluir
    3. Eu também estou passando pelo mesmo problema, conheci um árabe do Egito disse q estava separado da esposa a 1 ano. Tem uma filha, começamos a conversar em dois dias ele me pediu em casamento,ele sepre dizia q é pobre tem q pagar pensão da filha e esposa dodos os dias nos falamos eu cada dia mais apaixonada,tem um dias q venho notando q está diferente ele dizia q no mês de junho viria au Brasil para nós casa ,eu toda feliz com a ideia mais hoje ele me fiz q não pode vir ao Brasil poq não tem dinheiro, q tem q volta com a esposa poq se ele não pagar dote ela.manda ele pra prisão ele volta pra casa dela ou prisão ele com medo está na cada dela de quarto separado e disse q me ama com loura

      Excluir
    4. Será que está mentindo para mim ???

      Excluir
    5. Ele disse q não gosta dela que me ama muito. Gostaria de sabe se é verdade q quando casado e separado tem de paga dote

      Excluir
    6. Eu também estou passando pelo mesmo problema, conheci um árabe do Egito disse q estava separado da esposa a 1 ano. Tem uma filha, começamos a conversar em dois dias ele me pediu em casamento,ele sepre dizia q é pobre tem q pagar pensão da filha e esposa dodos os dias nos falamos eu cada dia mais apaixonada,tem um dias q venho notando q está diferente ele dizia q no mês de junho viria au Brasil para nós casa ,eu toda feliz com a ideia mais hoje ele me fiz q não pode vir ao Brasil poq não tem dinheiro, q tem q volta com a esposa poq se ele não pagar dote ela.manda ele pra prisão ele volta pra casa dela ou prisão ele com medo está na cada dela de quarto separado e disse q me ama com loura

      Excluir
  17. Estou conversando com um egipcio a um mes e ele ja fala que me ama que eu sou a vida dele, que se eu quiser ele
    Vem morar no Brasil, mas a mesmo tempo eld é muito genioso e se eu questionar qualquer coisa ele simplesmente sai da conversa fica um dia sumido depois volta como se nada estivesse acontecido... noossa todos os mulcumanos sao complicados assim? Ele so tem 20anos talvez seja por isso, mas confesso que ja estou cansada do seu genio difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci um pela internet, acabei convidando para vir ao brasil e acabamos nos casando. depois de 2 anos, um inferno. no final, por estar apaixonada acabei perdendo um monte de dinheiro. para ele ir embora tbem tive que pagar. cuidado. o virtual e bem diferente do real. fazem exatamente isso e pior

      Excluir
  18. muito bom seu blog.. estou aprendendo muitas coisas com vc,estou envolvida com um egipcil e estou lendo tudo sobre eles...bjos

    ResponderExcluir
  19. OLÁ MARIANA ! MEU NOME É RAQUEL, GOSTARIA DE SABER O SEU E MAIL,PODE SER? TENHO UMAS DÚVIDAS SRSRSRS.MEU E MAIL É raquellgeog@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Je suis tellement reconnaissante à agbazara@gmail.com de AGBAZARA TEMPLE pour ramener ma femme à moi juste dans le délai de 48 heures. Je vivais une vie d'une femme frustrée jusqu'à ce que je suis tombé sur Dr.Agbazara coordonnées sur internet qui donc j'ai expliqué ma situation et il m'a dit de me calmer qu'il gère tout, Pour être honnête, je n'ai jamais senti que les choses étaient vais travailler aussi vite que lui, mais j'ai été surprise quand mon mari m'a appelé et m'a dit qu'il prêt à revenir à moi comme mon mari. Alors, que puis-je dire que de donner grâce à Dr.Agbazara et en même temps je devrais laisser tomber coordonnées de Dr.Agbazara qui sont par e-mail: (agbazara@gmail.com) pour une aide d'urgence

    ResponderExcluir
  21. Olá... Achei muito interessante o assunto!
    Conheci um soldado iraquiano e ele propôs casamento quase que de imediato e falou sobre casar na Turquia, mas se for o caso de casar acho melhor que seja no Brasil para que a lei me favoreça. O que acha?

    ResponderExcluir
  22. Oi estou me relacionando a um ano com um argelino e agora ele resolveu de falar em casamento mas eu fico meio com vergonha de falar sobre o dote mas se for meu direito eu quero porque as mulheres árabes são iguais a qualquer uma de nós se elas aceitam nós também devemos aceitar

    ResponderExcluir
  23. Boa noite meninas meu nome é Elizabeth , estou lendo algumas histórias que penso que estamos falando do mesmo homem. Comecei a conversa com um egípicios e logo ele diz que mim ama quer casar só que tem mulher é uma filha e não tem dinheiro para vir para o Brasil diz que é separa mas que morram na mesma casa resumindo ele quer que eu pague os custos da viagem para vir Brasil e que aqui vai trabalhar e mim devolver estou levando a conversa mas estou meio perdida gosto muito dele mas ao mesmo tempo preciso entender essa situação estou perdida não seria ele o mesmo mussumano na mete com várias mulheres ????

    ResponderExcluir

Oie! Obrigada por participar!
É um prazer receber você aqui.
Beijos, Mary